Mercedes-Benz/Divulgação |
eO500U atende exigência de conteúdo nacional para ser financiado pela linha BNDES Finame – Baixo Carbono; primeiro veículo comercial elétrico da marca no Brasil já está sendo produzido em série
O chassi de ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz e-O500U já pode ser financiado Finame – Baixo Carbono, linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a incorporarem soluções de eletromobilidade nas frotas. A conquista do credenciamento acontece logo após o veículo atender ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES.
Segundo a marca, o eO500U recebeu diversos elementos produzidos pela Empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas na fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também levou em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.
“Esta é a primeira vez que nossa Empresa participa de um case carbono zero”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Continuaremos investindo gradativamente na nacionalização do produto, visando, dessa forma, aumentar o conteúdo local e desenvolver a indústria da mobilidade elétrica no País”.
“O credenciamento do eO500U é de extrema importância. O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos”, diz Leoncini. “Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente e à qualidade do ar nas cidades”.
As primeiras unidades do eO500U começam a ser produzidas em série no mês de junho e agora fazem parte da programação da moderna Linha de Produção de Chassis de Ônibus da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), que se destaca por conceitos e processos da Indústria 4.0.
Sobre o Mercedes-Benz eO500U
Revelado pela primeira vez em 2021, o Mercedes-Benz eO500U se consagra como o primeiro chassi de ônibus urbano elétrico, 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da marca.
Resultado de um investimento de R$ 100 milhões e previsto para ser comercializados a partir de 2023, o Mercedes-Benz eO500U Modelo Padron conta com tração 4x2, piso baixo, capacidade para transportar até 84 passageiros e autonomia de até 250 quilômetros, a maior entre ônibus elétricos no Brasil.