Facchini

PRF flagra caminhoneiro com "rebites" e conduzindo caminhão com ARLA 32 adulterado e escape direto

PRF/Divulgação

Caminhoneiro responderá pelo porte dos comprimidos de "rebite" e por crime ambiental, enquanto o proprietário do caminhão também responderá pela irregularidades ambientais; flagrante foi registrado no Piauí

Google News
Na tarde do último sábado, 15 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou mais um caminhoneiro portando comprimidos de anfetaminas e conduzindo um veículo de carga com uma série de irregularidades ambientais. A ocorrência foi registrada  na BR-343, no município de Piripiri (PI).

Após abordagem do caminhão carregado com caixas vazias, os policiais rodoviários federais iniciaram as averiguações e encontraram duas cartelas da substância popularmente conhecida como "rebite", totalizando 28 comprimidos. Questionado, o caminhoneiro confirmou ser proprietário da droga.


Já ao verificarem o sistema de pós-tratamento de gases poluentes, os agentes da PRF encontraram uma série de irregularidades que caracterizam crime ambiental, sendo: 

- A LIM (luz indicadora de mau funcionamento) do sistema SCR estava acionada no painel;

- Líquido que estava no tanque do ARLA 32 do veículo contaminado por minerais, apresentando uma coloração turva quando retirado do reservatório, e, após teste com negro de eriocromo T, resultando na cor violeta;

- Sistema de escapamento adulterado. Foi realizada uma alteração no cano do escapamento, fazendo com que os gases provenientes da combustão do motor não passem em sua totalidade pelo catalisador do veículo, elevando a emissão de NOx para o meio ambiente.


Diante dos fatos, o condutor foi autuado por porte de drogas para consumo e atividade degradante do meio ambiente, assim como o proprietário do caminhão, que também responderá pelo crime ambiental.

PRF/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA