Facchini

PRF flagra caminhoneiro com mais de 90 comprimidos de "rebites" e descumprindo a Lei do Descanso

PRF/Divulgação

Caminhoneiro responderá pelo crime de porte de drogas para consumo pessoal e também foi autuado pelo descumprimento da Lei do Descanso

Google News
Na última quinta-feira, 6 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro portando uma quantia expressivas de "anfetaminas" e cumprindo uma jornada exaustiva de trabalho. A ocorrência foi registrada no km 303 da BR-116, em frente à Unidade Operacional da PRF, no município de Jaguaribe (CE).


Após a abordagem e início das averiguações, os policias rodoviários federais constataram inicialmente que o caminhoneiro de 32 anos, estava dirigindo por tempo superior ao determinado pela legislação, violando a Lei do Descanso. Ao realizarem buscas na cabine do veículo de carga, os agentes da PRF encontraram 93 comprimidos de Nobésio, substância popularmente conhecida como "rebite" e frequentemente utilizada como inibidor do sono.

Diante dos fatos, o caminhoneiro foi enquadrado no crime de porte de drogas para consumo pessoal e as 93 unidades de Nobésio foram apreendidas. Além disso, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o condutor se comprometeu a comparecer em audiência judicial referente à prática delituosa. Também foi aplicada uma autuação por descumprimento dos períodos máximos de direção e mínimos de descanso, conforme artigo 230, inciso XXIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


"Rebites"
Atualmente a anfetamina conhecida como "rebite" é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, prolongando o tempo acordado e permitindo que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar acidentes. A comercialização da substância é proibida no Brasil.

Apreensão de "rebites"
De acordo com os números oficiais da corporação, em 2022, os agentes da PRF apreenderam 3.173 unidades de anfetaminas no estado do Ceará, e neste ano, até o momento, já foram apreendidas 1.466 unidades.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA