Facchini

Scania apresenta bitruck movido a gás com autonomia para 900 km

Scania/Divulgação

Scania X-Gas estreia no mercado brasileiro com possibilidade de operar com até 56 toneladas de PBTC na configuração "Romeu e Julieta"; exemplar conta com 16 cilindros ao longo do chassi

Google News
Mantendo o propósito de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, a Scania revelou ao mercado brasileiro uma nova e impressionante solução para os clientes que buscam descarbonizar as operações. Trata-se do inédito Scania X-Gas, o primeiro caminhão do Brasil movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano capaz de percorrer 900 km e também o primeiro na configuração bitruck.


O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país. Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv a gás, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

Desde o lançamento da linha movida a gás, ouvimos pedidos dos clientes para uma opção com maior autonomia. Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução nessas características para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, porém em passos mais curtos. A Scania é quem começou a puxar esta tendência, e segue protagonista desde 2014, atraindo cada vez mais parcerias com clientes, embarcadores, poder público e distribuidores e produtores de gás e biometano”, comenta Gallao.

Scania/Divulgação
Baseado em um modelo G 410 8x2, o exemplar se destaca pelo chassi rígido e pela presença do motor Ciclo Otto com 410 cavalos de potência e 2.000 Nm de torque, o propulsor mais potente nesta categoria 8x2. Outro grande diferencial está no entre-eixos de 6.950 mm que possibilita a acomodação de 16 cilindros de gás, sendo, oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95l, totalizando assim impressionantes 406 metros cúbicos de gás, responsáveis por assegurarem uma autonomia para até 900 quilômetros.


O inédito Scania X-Gas também se destaca pela versatilidade operacional, podendo operar apenas como bitruck com Peso Bruto Total (PBT) de 29 toneladas, ou até mesmo na configuração "Romeu e Julieta" com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 56 toneladas, possibilitando assim o transporte de 30 a 32 pallets em uma única viagem, ou seja, consolidando-se assim como uma importante alternativa aos tradicionais conjuntos formados por cavalos mecânicos e semirreboques. A tara do exemplar é de 12.000 quilos, segundo a fabricante.

Em fase final de desenvolvimento, o Scania X-Gas deverá ser incorporado oficialmente ao portfólio da marca e disponibilizado para vendas entre o final deste ano e os primeiros meses de 2024.

LEIA TAMBÉM 



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA