Ecovias do Cerrado/Divulgação |
Novo sistema de pesagem possibilita a fiscalização de todos os caminhões e ônibus que passarem pelo trecho; dispositivo está localizado no km 640 em Uberlândia (MG)
A Concessionária Ecovias do Cerrado inaugurou nesta quarta-feira, 16 de agosto, o primeiro ponto de pesagem em movimento no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG). A novidade possibilita a fiscalização de 100% dos caminhões e ônibus que percorrerem o trecho e foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com a concessionária, neste primeiro momento, a nova balança localizada nas próprias faixas de rolagem irá operar em caráter experimental. O novo dispositivo conta com tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM), que utiliza câmeras e sensores instalados na rodovia para detectar o peso das cargas transportadas. A medição é feita de forma instantânea após o veículo passar sob um pórtico montado sobre a via, sem a necessidade de reduzir a velocidade.
De acordo com o Diretor Superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, o sistema otimiza o processo de fiscalização de excesso de cargas. “O modelo de pesagem comum, que utiliza os PPVs, tem capacidade operacional reduzida porque depende, entre outras coisas, de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade, usando até duas balanças para detectar a sobrecarga. A tecnologia que estamos implementando na Ecovias do Cerrado, por sua vez, faz todo o processo de pesagem de forma instantânea, bastando ao motorista passar sobre os sensores instalados sobre o pavimento, sem precisar reduzir a velocidade”, diz.
“O excesso de cargas é um problema diretamente relacionado ao maior desgaste do pavimento e alguns tipos de acidentes, como tombamentos. Um sistema capaz de fiscalizar de forma direta todos os veículos de carga traz melhorias para a segurança viária e aos próprios transportadores, que passam a competir em um cenário mais justo em seu setor”, afirma Bruno Araújo Silva, Gerente de Atendimento ao Usuário da concessionária.
Mas três pontos de pesagem em movimento deverão ser instalados pela concessionária até 2024. Atualmente a Ecovias do Cerrado é responsável pela gestão de 437 km das BRs 364/365/MG/GO, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG).