Via Brasil BR-163/Divulgação |
Aumento de 80% no valor da tarifa foi autorizado pela ANTT e a cobrança começará nesta sexta-feira (10); carros, motos e veículos com até 4 eixos de rodagem simples seguem isentos
Em apenas cinco meses desde o início da cobrança, a tarifa de pedágio por eixo na praça de Trairão (PA), localizada no km 636 da BR-163/PA terá o primeiro e significativo aumento. O reajuste foi anunciado pela Via Brasil BR-163, concessionária responsável pela gestão 1.009 quilômetros das rodovias BR-163 e BR-230 entre Sinop (MT) e Miritituba (PA).
A partir da 0h desta sexta-feira, 10 de agosto, a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) passará de R$ 36,60 (trinta e seis reais e sessenta centavos) para R$ 66,20 (sessenta e seis reais e vinte centavos), o que representa um aumento de 80,87%. A tarifa será cobrada apenas de caminhões com quatro eixos ou mais e rodagem dupla.
Segundo a Concessionária, os caminhoneiros que percorrerem o trecho também poderão usufruir do desconto de 5% para passagens recorrentes, utilizando o sistema de pagamento automático, também conhecido como tags. A praça de pedágio de Trairão (PA) também aceita pagamento em dinheiro e cartão de débito.
Apesar da gratuidade para veículos menores, a concessionária Via Brasil BR-163 ressalta que todos os condutores de veículos deverão utilizar as cabines para que seja feita a identificação do veículo, caso não tenham a TAG instalado. Caso estes veículos possuam a TAG, podem utilizar normalmente nas pistas automáticas, sem parar na cabine e sem qualquer tipo de cobrança.
O reajuste expressivo foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por meio da Deliberação nº 243 e acontece logo após a Via Brasil BR-163 concluir uma nova parcela de obrigações de melhoria da rodovia no trecho compreendido entre Guarantã do Norte (MT) e Miritituba (PA).