Divulgação |
De acordo com pesquisa do IBGE, aumento de 0,6% da indústria contribui com o desenvolvimento do setor
O desenvolvimento econômico de um país está altamente ligado a um sistema de transporte eficiente e capacitado. Levando este tema em consideração, o transporte de cargas desempenha um papel crucial na cadeia logística, tornando-se imprescindível para a sociedade, uma vez que todos os tipos de insumos dependem dos modais para chegarem ao seu destino.
No Brasil, o transporte rodoviário de cargas assume uma posição de destaque, representando mais de 65% no deslocamento da produção nacional. Ele abrange diversos nichos que movimentam a economia e que são de suma importância, como o caso do transporte de produtos químicos e perigosos, que exerce um papel fundamental na produção de uma ampla variedade de bens de consumo.
De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria química contribui com 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e diariamente essa vasta produção é escoada pelas estradas brasileiras, destacando ainda mais a sua notoriedade no setor, tanto no país quanto no mundo.
Gislaine Zorzin, diretora administrativa da Zorzin Logística, transportadora referência no transporte de químicos e produtos perigosos, destaca a relevância desse setor para o transporte rodoviário de cargas e para a sociedade como um todo: “A importância desse tipo de transporte é inquestionável, e muitas vezes não conhecemos a extensão dos benefícios que a distribuição desses produtos leva. Ele abrange desde o setor têxtil, com a química empregada no tingimento de tecidos, até o setor alimentício, com os aromatizantes, por exemplo. O transporte da indústria química está presente em praticamente tudo”.
Nesse sentido, o transporte de químicos possui um papel social fundamental em diversas etapas, desde a sua fabricação até a distribuição, venda e consumo, e vem mostrando um contínuo crescimento devido à sua ampla utilização no mercado, resultando em um aumento de 0,6% da indústria no último mês de março, conforme a Pesquisa Industrial Mensal.
Com isso, a executiva ressalta a notoriedade do trabalho com produtos que envolvem esse âmbito: “Atualmente trabalhamos nesse setor com produtos como o oxigênio hospitalar, distribuição de cabos de energia e com o cloro, que é fundamental para a produção de muitos itens, como o cano PVC, utilizado também, dentre diversos outros itens, para a infraestrutura sanitária. Por isso sua relevância é tanta, e todos esses produtos terão um destino muito maior do que a gente pensa, beneficiando milhares de pessoas”.
Dessa forma, o transporte de produtos químicos, com sua relevância econômica e social, continua a ser um pilar importante para o desenvolvimento do país e um grande parceiro para todo o tipo de indústria, tendo em vista sua vasta atuação no mercado.
“Em outras palavras, o transporte que realizamos nesse nicho é apenas uma parte de um processo gigante que contribui de maneiras tão diversas para a sociedade, o que torna esse um trabalho extremamente gratificante”, conclui Gislaine.
FONTE: Divulgação