Scania/Divulgação |
Com quatro novas opções de potências, novas caixas de transmissão e uma série de aprimoramentos, caminhões Scania SUPER prometem entregar uma redução de até 28% no consumo de diesel
Apesar dos inúmeros desafios enfrentados pelo mercado brasileiro de caminhões em 2023, a Scania vem conquistando uma posição de destaque através da consolidação da inédita linha SUPER. Prova disso é o volume significativo de vendas da gama antes mesmo de completar o primeiro ano no País.
De acordo com os números oficiais da montadora de origem sueca, desde o início da comercialização em novembro de 2022, a durante a 23ª edição da FENATRAN, até o final do primeiro semestre deste ano, 4.500 exemplares da linha SUPER foram vendidos em todo o Brasil.
“A gama Super, que entrega até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, algo insuperável pelos concorrentes, mantém seu sucesso absoluto. Já vendemos 4.500 unidades Super, e muitos clientes estão superando os 28% de economia”, destaca Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil
Sobre os caminhões Scania SUPER
A nova solução da montadora sueca traz como principal destaque os novos motores de 13 litros com potências de 420, 460, 500 e 560 cv, e torques que variam entre 2.300 e 2.800 Nm. Os propulsores ainda trarão como diferenciais, aumento da pressão de pico no cilindro para 250 bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor.
O trem de força Scania SUPER também contará com novas caixas de câmbio G25CM e G33CM, agora mais leves e com trocas de marchas ainda mais rápidas. Indicada para os caminhões torque de entrada de 2.500 Nm e potência de até 460 cv, a nova caixa G25CM está 75 kg mais leve quando comparada com a atual GRS905. Já a G33CM, 60 kg mais leve, será aplicada nos caminhões com torque de entrada de 3.300 Nm e potência a partir de 500 cv.
LEIA TAMBÉM
As novidades do inédito trem de força Scania ainda são complementadas pela introdução dos novos eixos traseiros R885 e RB885. Mais robustos e com maior capacidade de carga, os novos componentes asseguram velocidades mais altas mesmo em baixas rotações e contam ainda com cardan reto nas versões 6x4.
Os caminhões Scania SUPER também sairão de fábrica com a nova unidade de otimização do tanque de combustível. Batizado de FOU (Fuel Optimization Unit), o recurso exclusivo da Scania funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível.