Facchini

Evasões de pedágio passam a ser multadas automaticamente na Dutra

Reprodução/TV Globo

Nova tecnologia eletrônica dispensa a presença de uma autoridade policial para autuação em flagrante; novidade foi implementada pela CCR RioSP na Via Dutra (BR-116) e na Rio-Santos (BR-101)

Google News
As rodovias Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), administradas pela CCR RioSP, passaram a contar nos últimos dias com um novo modelo de fiscalização de evasões de pedágio. De forma eletrônica, a nova tecnologia dispensa a presença de uma autoridade policial para autuação em flagrante do usuário.

LEIA TAMBÉM

A partir de agora, ao ser detectada uma evasão em uma das praças de pedágio da concessionária, as imagens e os dados do veículo são repassados diretamente à ANTT, responsável por lavrar e enviar a multa ao motorista. O processo é automatizado, feito por meio de um sistema integrado e compartilhado entre a empresa e o órgão fiscalizador.


Para o Gerente de Atendimento da CCR RioSP, Rodolfo Borrel, entre as vantagens do novo sistema de fiscalização da ANTT, está a segurança para os motoristas e, principalmente, para os colaboradores da concessionária. “Na maioria das vezes, para cometer a evasão, o motorista passa pela passagem automática acima do limite velocidade permitido de 40km/h, colocando em risco a vida de outros motoristas e dos colaboradores que trabalham nas praças de pedágio, principalmente, da Via Dutra”, destaca Borrel.

De acordo com o artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),  a evasão em praças de pedágio é uma infração grave, punida multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA