PRF/Divulgação |
Quantia expressiva foi constatada após o próprio caminhoneiro confessar o uso da substância e entregar os comprimidos; ocorrência foi registrada na BR-101/BA
Na noite da última terça-feira, 5 de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro portando centenas de comprimidos de anfetaminas, substância popularmente conhecida como "rebites". A ocorrência foi registrada no KM 880 BR 101, em Teixeira de Freitas (BA).
Após a abordagem de um Mercedes-Benz Atron 2324, os policiais rodoviários federais iniciaram as averiguações de rotina solicitaram os documentos de porte obrigatório. Em seguida questionaram o condutor sobre o consumo de "rebites". Voluntariamente o caminhoneiro entregou 28 comprimidos da substância Nobésio Extraforte e afirmou ter outros acondicionados em uma bolsa na cabine do veículo. A revista na bolsa revelou a presença de 16 cartelas adicionais da substância, totalizando 263 comprimidos.
Diante dos fatos, foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência pelo crime de porte de drogas para consumo, de acordo com o artigo 28 da Lei 11.343/2006. O motorista assinou e se comprometeu em comparecer perante o juiz quando for intimado.
"Rebites"
Atualmente a anfetamina conhecida como "rebite" é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, prolongando o tempo acordado e permitindo que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar acidentes. A comercialização da substância é proibida no Brasil.