PRF/Divulgação |
Quantia expressiva foi encontrada dividida em três carretas em apenas um dia de fiscalização; veículos transportavam chapas de granito, milho e piso cerâmico
Em apenas um dia de fiscalização no trecho da BR-110, em Ribeira do Pombal (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou mais de 50 toneladas de carga. A quantia expressiva foi encontrada dividida em três caminhões abordados durante ações de fiscalização na última terça-feira, 19 de setembro.
De acordo com a corporação, o primeiro flagrante foi registrado às 11h40, quando uma carreta carregada com chapas de granito foi abordada e constatado 13.371 kg de excesso de carga. Já às 13h40 um rodotrem carregado de milho foi abordado e verificado que circulava com 20.100 kg peso excedente. Por volta das 22h30 do mesmo dia uma carreta com piso cerâmico foi abordada e flagrada com 4.642 kg de carga em excesso.
Diante dos fatos, todas autuações cabíveis foram aplicadas conforme determina a atual redação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o conjunto permaneceu retido até a conclusão do transbordo da carga excedente.
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.