Facchini

Produção de caminhões cresce em agosto, mas mantém queda significativa em relação a 2022

Volvo/Divulgação

9,6 mil caminhões foram produzidos no mês, mas queda em relação a agosto de 2022 chega a 44%, apenas 35% do que foi produzido em 2023 foi vendido até o momento

Google News
Após uma sequência de quedas no volume de produção, a indústria brasileira de caminhões voltou a ganhar um certo fôlego e encerrou o mês de agosto registrando um crescimento em relação ao mês anterior. A informação é confirmada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).

De acordo com o balanço oficial da entidade, 9,6 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de agosto, alta de  42,6% em relação ao mês de julho, quando 6,7 mil exemplares foram montados. Entretanto, em relação a agosto de 2022, quando a indústria produziu 17,2 mil unidades, a queda neste ano alcançou a expressiva marca de 44,1%.


Já no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a agosto de 2023, 63,5 mil caminhões foram produzidos em todo o País, queda de 37,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando, 101,5 mil unidades foram produzidas.

Ainda segundo a entidade, apenas 35% do que foi produzido neste ano foi comercializado até o momento, este número deveria estar em 66%. Segundo a ANFAVEA, essa diferença é justificada pela antecipação de compras ocorrida em 2022, ou seja, pela crescente busca por modelos Euro 5 antes da transição de tecnologia. 

Confira na íntegra os números da ANFAVEA: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA