Volvo/Divulgação |
Cabine super baixa, cubos redutores e caixa I-Shift com duas marchas super reduzidas estão entre os diferenciais; extrapesado está homologado para operar com até 149 toneladas de PBTC
O transporte de máquinas para construção civil não é uma tarefa simples e fácil de ser executada, especialmente quando se trata de equipamentos que não podem ser desmontados e precisam ser entregues ou retirados de canteiros de obras em meio aos grandes centros urbanos. Com o objetivo de otimizar essas operações, a Vroom Funderingtechniek BV, empresa holandesa especializada na construção de fundações para edifícios, passou a contar recente com um importante reforço na frota de veículos: um Volvo FM 540 10x4 com uma configuração bastante específica.
Tendo a importante missão de um exemplar 8x4 que foi utilizado pela empresa ao longo dos últimos 12 anos, o novo Volvo FM 540 10x4 já se destaca de cara pela cabine super baixa, atributo que possibilita o transporte dos equipamentos de perfuração com maior facilidade, dispensando a utilizando de semirreboques com comprimento excedente.
“O Volvo FM 540 10x4 substitui o 8x4, que percorreu mais de um milhão de quilômetros em doze anos. “E isso é muito, para uso em transporte pesado”, afirma René Vroom, Gestor de Logística de Equipamentos, Serviço e Manutenção da Vroom Funderingstechniek BV. “Nosso FM anterior foi ótimo e teve um bom desempenho todos esses anos. Comprovou sua confiabilidade e qualidade, principalmente neste trabalho especializado. É por isso que optámos mais uma vez pela Volvo Trucks”.
Volvo/Divulgação |
Além da cabine diferente do comum, o extrapesado também se destaca pela presença de um eixo dianteiro com capacidade para 10 toneladas, cubos redutores na tração e um eixo impulsor extra desenvolvido pela Terberg. Já o poderoso propulsor de 540 cv de potência e 2.600 Nm de torque está combinado com uma transmissão automatizada I-Shift com pacote Heavy Duty, que inclui duas marchas super reduzidas. A lista de atributos do modelo ainda é complementada pelo sitema de Direção Dinâmica Volvo, tecnologia aprimora de forma considerável a condução e a manobrabilidade.
Já para atender com precisão as diversas condições desafiadoras das operações, o Volvo FM 540 10x4 recebeu ainda um moderno sistema de câmeras, caixas de ferramentas, tanques reposicionados, chassi reforçado, quinta roda Jost JSK38G e placas protetoras na parte inferior.
Pesando apenas 14,5 toneladas, o extrapesado conta ainda com autorização para operar com até 149 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), ou seja, o exemplar garante a empresa uma significativa capacidade de carga útil.
Volvo/Divulgação |