PRF/Divulgação
Operação conjunta ocorreu entre os dias 3 e 5 outubro; somente o IBAMA aplicou R$ 38.329,68 em multas
Entre os dias 3 e 5 de outubro de 2023, Policiais Rodoviários Federais do Grupo Especializado de Combate aos Crimes Ambientais (GECAM/RJ), do Núcleo de Policiamento de Trânsito (NPT/RJ) e Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram uma ação conjunta de fiscalização de transporte rodoviário de produtos perigosos em três municípios cariocas.
Durante a operação realizada em Seropédica (RJ), Magé (RJ) e Duque de Caxias (RJ), foram realizadas vistorias acerca dos aspectos de segurança dos veículos (calço, extintores, identificação) e de segurança pessoal (EPI, kit de segurança, kit de emergência).
Segundo o balanço oficial da PRF e do IBAMA, foram fiscalizados 238 veículos e 191 pessoas. Os agentes da PRF foram responsáveis pela confecção 339 autuações relacionadas ao transporte de produtos perigosos e 164 autos de infração baseados nas determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles, constam autuações por descumprimento do descanso do motorista profissional, ausência de cinto de segurança e excesso de peso (8.623 kg).
Durante a fiscalização, também foram lavrados três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) referente a crimes ambientais e tributários. Já o IBAMA, realizou a apreensão de dois caminhões e de 70 m³ de carvão vegetal, bem como a confecção de 14 autos de infração totalizando R$ 38.329,68 em multas.