PRF/Divulgação |
Parte da carga também excedia os limites da carroceria; flagrante foi registrado na região de Teixeira de Freitas (BA)
Na última quinta-feira, 19 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhão truck circulando com uma quantia expressiva de excesso de peso e com parte da carga excedendo os limites da carroceria. A ocorrência foi registrada na cidade de Teixeira de Freitas (BA).
Após a abordagem do veículo de carga, os policiais rodoviários federais iniciaram as averiguações de rotina e constataram que grande parte da carga estava alocada nas partes externas do veículo, uma prática que é expressamente proibida devido aos riscos à segurança viária que acarreta em caso de derramamento ou choque com outros veículos e obstáculos.
Ao aprofundarem as averiguações, os agentes da PRF constaram ainda que o caminhão circulava com 16 toneladas de excesso de peso, ou seja, o veículo de carga apresentava um Peso Bruto Total (PBT) de 39 toneladas, sendo que o permitido para a configuração é de apenas 23 toneladas.
Diante dos fatos, todas autuações cabíveis foram aplicadas conforme determina a atual redação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso o caminhão foi retido para correção de todas as irregularidades constatadas.