Volvo/Divulgação |
Limitada em 200 unidades série especial traz o que há de melhor em termos de acabamento e acessórios; Volvo oferece condições especiais de aquisição ao longo do mês de outubro
Em total sintonia com as comemorações de 20 anos de história e sucesso no mercado brasileiro de caminhões, a consagradíssima linha Volvo VM acaba de ganhar uma nova série especial.
Batizada de VM 20 anos, a série especial contará apenas com 200 unidades, disponíveis em versões 6x2 e 8x2. Segundo a marca, além do novo motor Volvo D8K e da renomada caixa de câmbio I-Shift, os exemplares sairão de fábrica contando com o que há de melhor em termos de acabamento e acessórios.
Na parte externa o destaque fica para a pintura na cor Iced Mercury metálica, selos e faixas com inscrição comemorativa VM 20 Anos, entre outros detalhes exclusivos. Cada Volvo VM também contará com faróis de neblina, luz de posição extra, espelhos elétricos com aquecimento, quebra-sol, lanternas traseiras em led e buzina a ar.
Internamente o VM 20 anos traz ainda um pacote de acabamento completo, com ar-condicionado, cabine leito, climatizador de teto, levantamento elétrico dos vidros, para-sol interno lateral, rádio com leitor USB+MP3+Bluetooth. Destaca-se ainda a presença do hardware Volvo Connect, para conexão com o sistema de conectividade remota da marca.
Condições especiais de aquisição
Ao longo de todo o mês de outubro, a Rede de concessionárias Volvo oferecerá condições especiais para aquisição do VM, em comemoração ao aniversário de 20 anos.
Volvo/Divulgação |
Trajetória de sucesso
Lançado em 2003, o VM foi o primeiro semipesado da marca no País e se consolidou como um divisor de águas na operação brasileira da Volvo. A gama foi projetada e produzida exclusivamente no complexo industrial de Curitiba (PR), uma das principais fábricas da Volvo em todo o mundo. “Genuinamente brasileiro, o VM conquistou os transportadores por conta de sua versatilidade e dos muitos avanços que introduziu no mercado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
Líder incontestável de vendas no segmento de semipesados, a linha VM está presente atualmente nas rodovias, nos centros urbanos, estradas rurais, em minerações e nas lavouras, florestas plantadas, portos e aeroportos, pátios logísticos e em uma série de outras vias. “É uma referência em produtividade, robustez e conforto em todas as áreas. Esta versatilidade impulsiona suas vendas, sempre crescentes ao longo dessas duas décadas. O VM tem história pra contar e muita história por fazer”, comemora Cavalcanti.
2003 – O Volvo VM foi vanguarda em uma mudança importante no mercado brasileiro de caminhões. Ele inaugurou o conceito de semipesados com cabines leito e motores mais potentes. Era o único em sua classe com molas parabólicas, basculamento hidráulico da cabine e coluna de direção ajustável.
2005 – Graças à grande aceitação, a Volvo lançou dois novos modelos do VM: o cavalo mecânico com motor de 310cv e o rígido 6x4, com opções de motorização de 260cv e 310cv, ambos atendendo às normas de emissão Euro 3.
2012 – Lançada a terceira geração do VM. Os caminhões ganharam novo interior de cabine, mais moderna e confortável. Esta geração recebeu também novos motores Euro 5, de 270cv e um freio motor ainda mais eficiente.
2014 – Na quarta geração, os caminhões VM receberam grandes mudanças externas, com um visual muito próximo dos caminhões FH. A marca introduziu também as versões 8x2 e 8x4, ampliando sua oferta ao transportador brasileiro. Ainda nesse ano o VM passou a contar com já consagrada caixa de câmbio Volvo I-Shift, incorporando mais tecnologia, conforto e segurança ao caminhão.
2016 – Surgia o VM 32 toneladas, versão voltada para o segmento vocacional de caminhões com grande capacidade de carga, alta disponibilidade e baixo custo de manutenção.
2017 – O VM teve o privilégio de ser o primeiro caminhão com tecnologia autônoma desenvolvido no Brasil. Foi projetado para o segmento sucroalcooleiro, para diminuir o pisoteamento das mudas de cana. Rodando de forma autônoma nas linhas da plantação, mantinha precisão de 2,5 cm, mantendo a alta produtividade da colheita.
2021 – Outra importante inovação foi o lançamento do VM Light Mixer, sob medida para o segmento de betoneiras. Com uma redução da tara do veículo em 900 kg, o conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500 kg, garantindo transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.
2023 – Mais recentemente a marca apresentou o VM Euro 6, com novos motores de oito litros de fabricação própria da Volvo, com 290 cv e 360 cv. A caixa de câmbio I-Shift é a de 7ª geração, a mesma do Volvo FH. O consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação. Para aplicações vocacionais, a novidade é o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.