Kamaz/Divulgação |
Com 500 cv de potência e tração 8x4, gigante russo não possui cabine e dispensa totalmente a utilização de motoristas; primeiros testes ocorrerão em uma mina de carvão na Sibéria
Atenta a crescente busca por soluções autônomas de transporte, especialmente em ambientes confinados e de alto risco para vidas humanas, a Kamaz, maior fabricante russa de caminhões, revelou nesta semana, uma nova e poderosa solução que promete otimizar as operações no setor de mineração. Trata-se do Kamaz Atlant 49, um caminhão basculante capaz de operar de forma 100% autônoma.
Curiosamente batizado de Robocop em virtude do design semelhante a um dos maiores sucessos de ficção científica do cinema na década de 80, o gigante conta com um turbodiesel KAMAZ-910.11-500 que entrega 500 cavalos de potência, combinado com uma transmissão automática Allison de sete velocidades e tração 8x4, além de freio retarder. Destaca-se ainda um Peso Bruto Total (PBT) de 60 toneladas e uma capacidade para transportar até 49 toneladas de carga líquida.
A primeira vista pode parecer que o Robocop russo possuí uma cabine, mas não. Totalmente autônomo, o Kamaz Atlant 49 conta com um poderoso sistema de câmeras, radares e sensores, comandos por um central posicionada exatamente no local da cabine e responsável por tomar todas as decisões durante cada ciclo de operação.
Segundo a fabricante russa, o primeiro destino do novo gigante autônomo da mineração já está definido. Nos próximos meses, o Kamaz Atlant 49 será testado em operações reais em uma mina localizada na cidade de Kemerovo, na Sibéria, conhecida como a capital da mineração de carvão na Rússia.
LEIA TAMBÉM
Kamaz Atlant 49 conta com PBT de 49 toneladas - Foto: Kamaz/Divulgação |