Com 660 cv e 3.200 Nm de torque, propulsor promete entregar uma redução de 8% no consumo de diesel; Austrália e Nova Zelândia são os primeiros países a contarem com a nova opção de motor
Pouco mais de seis meses após revelar ao mercado uma nova opção de motorização para caminhões extrapesados, a DAF Trucks, marca pertencente ao grupo PACCAR, iniciou nas últimas semanas, as entregas dos primeiros exemplares equipados com motor Cummins X15D de 15 litros. A Austrália é o primeiro país no mundo a contar com a nova opção de propulsor.
Por lá, a Dyers Distribution, empresa especializada no transporte de cargas secas e refrigeradas, se consagrou como a primeira empresa a receber um dos exemplares, mais precisamente um poderoso DAF XG+ 6x4, devidamente preparado para operações rodoviárias de longas distâncias e com capacidade para até 97 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).
Ofertado pela montadora holandesa como Paccar MX-15, a nova opção de motorização entrega impressionantes 660 cavalos de potência e 3.200 Nm de torque. Com tecnologia Euro 6 para tratamento de gases poluentes, o propulsor promete entregar ainda uma redução de até 8% no consumo de combustível, quando comparado com a versão anterior. O bloco também está 225 kg mais leve que o antecessor.
Por enquanto, a Austrália e a Nova Zelândia seguem sendo os únicos países a contarem com a nova opção de motorização para os caminhões DAF. Até o momento, oferta do novo propulsor em outros mercados, como por exemplo, na Europa e até mesmo no Brasil, não foi confirmada.
Divulgação |