NHVR/Divulgação |
Contando com três semirreboques, tritrem ultrapassa os 30 metros de comprimento e os 7 metros de altura; conjunto será testado em caráter experimental no Porto de Brisbane, na Austrália
Após testes bem sucedidos com um bitrem capaz de transportar até oito contêineres em uma única viagem, o porto australiano de Brisbane deu mais um passo em busca da otimização das operações logísticas e redução de custos. Nesta semana, começaram os testes com um tritrem com capacidade para transportar até 12 contêineres.
Inspirado nos ônibus urbanos ingleses de dois andares, o O'Phee 'London' Container Super B Triple SKEL é resultado de um extenso e detalhado trabalho de engenharia da implementadora australiana, The Drake Group, supervisionado pela National Heavy Vehicle Regulator (NHVR), a agência de regulação de transporte na Austrália.
Operado pela Qube Logístics, uma das principais companhias de logística que atuam no Porto de Brisbane, o super bitrem se destaca pela possibilidade de transportar 12 contêineres de 20 pés ou seis contêineres de 40 pés empilhados em um único deslocamento. Carregado, o conjunto ultrapassa facilmente os 7 metros de altura, além de contar com mais de 35 metros de comprimento.
Considerado uma peça chave no processo de transporte de contêineres vazios, o super tritrem atuará apenas na região portuária, ou seja, percorrendo exclusivamente vias privadas.