Facchini

PRF flagra mais de 260 toneladas de excesso de carga em 48h de fiscalização no Pernambuco

Bitrem 9 eixos abordado pela PRF
PRF/Divulgação

Quantia expressiva foi encontrada dividida em seis caminhões; flagrantes foram registrados no trecho da BR-316, em Ouricuri (PE)

Google News
Em apenas 48 horas de fiscalização na BR-316, em Ouricuri (PE), ao longo da última semana, policiais rodoviários federais do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT) flagraram uma quantia expressiva de excesso de carga em diversos caminhões.


Segundo com o balanço oficial da corporação, um total de 266 toneladas de carga excedente foram constatadas durante as ações de fiscalização. A quantia estava distribuída em seis caminhões que transportavam cargas de gipsita, calcário e grãos de milho. Além disso, dois caminhões também apresentavam irregularidades no ARLA 32.

Diante dos fatos, todas as autuações cabíveis foram aplicadas, conforme determina a atual legislação. Além disso, os caminhões que circulavam com excesso de peso foram retidos para transbordo.

Estatísticas da PRF
Somente nesses primeiros dias de 2024, a PRF flagrou o transporte de 313 toneladas de excesso de carga em veículos que transitavam em rodovias federais pernambucanas. Em 2023, a carga excessiva somou mais de 27 mil toneladas. Desse total, 5,2 mil toneladas de excesso de peso foram registradas durante fiscalizações na circunscrição da Delegacia PRF em Salgueiro, colocando a unidade entre as mais atuantes no país nesse tipo de fiscalização.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA