XCMG/Divulgação |
Lote é composto por exemplares do E7-49T com 482 cv de potência, autonomia para 150 km e capacidade para até 49 toneladas de cargas
A segunda maior fabricante de caminhões elétricos do mundo, XCMG Brasil, líder no setor de máquinas pesadas na China e a 3ª no mundo no segmento, entregou nesta semana, 10 caminhões 100% elétricos à Reiter Log, empresa de logística do Rio Grande do Sul.
O lote significativo é composto por unidades do XCMG E7-49T, o primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil. Cada exemplar conta com capacidade de carga total para 49 toneladas e autonomia para até 150 quilômetros. Destaca-se ainda a presença de um motor elétrico de 482 cv de potência e 204,1 kgfm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de quatro marchas, com a opção de trocas manuais, através da alavanca localizada no console central.
Segundo a XCMG, os caminhões elétricos E7–49T são capazes de entregar um custo de rodagem, significativamente menor por quilômetro percorrido, em comparação com os modelos a diesel. Outro diferencial está na possibilidade de troca do pacote de baterias quando descarregado, ou seja, é possível substituir rapidamente as baterias, em vez de esperar o processo de recarga.
LEIA TAMBÉM
“O investimento na aquisição de veículos elétricos resultou em mais de 30% de crescimento dos negócios. Hoje, 30% da nossa frota de veículos é movida a energias alternativas, e pretendemos atingir o 100% de veículos movidos a energia sustentável em 2035”, destaca Vanessa Pilz, diretora de ESG, da Reiter Log.
“No ano passado, comercializamos entre 120 e 130 caminhões do modelo no Brasil e América Latina, número que deve triplicar neste ano”, prevê Ricardo Senda, gerente de elétricos da XCMG.
XCMG/Divulgação |