Reprodução |
Montadora alemã possuía 15% das ações da fabricante russa; encerramento da joint venture foi decidido após a invasão da Rússia sobre a Ucrânia
A Daimler Truck AG concluiu neste mês a venda da participação na maior fabricante de caminhões da Rússia, a Kamaz. O encerramento da cooperação entre as duas montadoras havia sido anunciado no primeiro trimestre de 2022, logo após o avanço da Rússia sobre a Ucrânia.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a montadora alemã, o negócio foi concluído após todas as aprovações regulatórias necessárias junto às autoridades russas. Entretanto, o valor do negócio e comprador não foram revelados.
A Joint Venture entre as duas fabricantes se dedicava exclusivamente na produção de caminhões e ônibus para uso civil (comercial) e em competições, como por exemplo, o Rally Dakar. O grupo alemão possuía 15% das ações da marca russa. Já o restante pertencia ao próprio governo local.
O encerramento da cooperação entre as duas montadoras é mais um capítulo das sansões econômicas impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia à Rússia desde o início do conflito.