RER Parts

PRF e CCR/SP flagram 31 toneladas de excesso de carga em caminhões na Via Dutra

Viatura da PRF em frente a três caminhões com excesso de carga na Via Dutra
PRF/Divulgação

Quantia expressiva estava dividida em três caminhões abordados na região de Guararema (SP); caminhoneiros também foram autuados por descumprimento da Lei do Descanso

Google News
Na manhã da última quarta-feira, 28 de fevereiro, equipes da CCR/SP e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram uma operação conjunta de combate ao excesso de carga em caminhões que circulam pela Rodovia Presidente Dutra. A ação de fiscalização se concentrou no trecho que corta o município de Guararema (SP).


De acordo com o balanço oficial da corporação, 31 toneladas de excesso de carga foram flagradas no total. A quantia expressiva estava dividida em três caminhões, sendo, dois carregados de madeira e um com chapas de granito. Os três condutores também foram autuados por descumprimento da Lei do Descanso (13.103/15), justamente por não terem apresentado qualquer meio de comprovação de descanso mínimo de 8 horas ininterruptas nas últimas 24 horas anteriores à fiscalização.

Diante dos fatos, todos as autuações cabíveis estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram aplicadas. Além disso, os caminhões foram retidos para transbordo da carga excedente.

Ainda segundo a PRF, a ação de fiscalização também verificou itens como o sistema de freios, suspensão, amarração e acondicionamento de cargas.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA