RER Parts

PRF flagra quase 160 toneladas de excesso de peso em apenas um dia em Sergipe

Carreta abordada pela PRF para fiscalização em Sergipe
PRF/Divulgação

Quantia expressiva foi constatada em um total de 12 caminhões; fiscalização contou com apoio do DER-SE e com o uso de uma balança móvel

Google News
Na última quarta-feira, 31 de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma quantia expressiva de excesso de carga em caminhões que circulavam pelo Km 23 da BR-101, em Malhada dos Bois (SE). A ação de fiscalização contou com o apoio de servidores do DER-SE e com o uso de uma balança móvel.


De acordo com o balanço oficial da corporação, cerca de 160 toneladas de excesso de carga foram constatadas ao longo dia de fiscalização. A quantia expressiva estava dividida em 12 caminhões. Todos os veículos de carga flagrados foram autuados conforme determina a atual legislação e retidos para transbordo.

Histórico de fiscalizações
De acordo com a PRF, o último recorde de flagrantes consecutivos de caminhões com excesso de carga havia sido registrado em novembro de 2014, quando totalizou 114 toneladas a mais do que o permitido.

Já ao longo de todo o ano de 2023, a PRF autuou 82 veículos com excesso de peso, totalizando em torno de 574 toneladas de carga excedente.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA