Divulgação |
Solução elimina a possibilidade de circulação vazia e amplia as opções de frete retorno; conjuntos chegam a medir 53 metros e comprimento e contam com PBTC de 135 toneladas
Não há dúvidas de que caminhões circulando vazios são sinônimo de um enorme prejuízo, especialmente quando se trata de operações rodoviárias de longa distância em países com dimensões continentais como no caso da Austrália. Por lá, uma curiosa solução vem ganhando as estradas com o objetivo de driblar este desafio.
A Townsville Logistics, transportadora australiana especializada na movimentação de cargas químicas, a granel, contêineres e materiais concentrados, vem investindo em uma frota de super rodotrens com dois tipos de caixas de carga distintas, mais precisamente seis tanques e três caçambas com basculamento lateral. Ao ampliar a possibilidade de fretes de retorno, a solução elimina de vez o risco da circulação dos conjuntos vazios.
De acordo com a transportadora australiana, cada tanque tem capacidade para 16 m³, totalizando assim um volume de 96 m³ para combustíveis. Já cada caçamba conta com capacidade para 18 m³ de materiais, possibilitando assim o transporte total de 54 m³ de produtos a granel.
Ao todo, o conjunto (rodotrens + cavalo mecânico) conta com 18 eixos, 53,5 metros de comprimento e um impressionante Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 135,5 toneladas.
Divulgação |