Reprodução |
Nova cabine CS310 deverá marcar o retorno dos modelos Scania Longline; novidade está alinhada com as possibilidades das pelas mudanças na legislação europeia
Atenta ao movimento da concorrência em relação às novas possibilidades dadas pela mais recente legislação europeia que regulamenta as dimensões de caminhões, a Scania também está trabalhando no desenvolvimento de uma cabine muito maior para os modelos rodoviários. A informação é confirmada por um flagrante que viralizou nas redes sociais nesta semana.
Registradas na Laxå Special Vehicles AB, unidade da própria Scania especializada na customização de caminhões e desenvolvimento de projetos especiais, as imagens indicam a possibilidade da montadora sueca retomar a produção e comercialização de uma cabine Longline, exatamente como ocorreu entre 2003 e 2008 na até então Série 4.
Especula-se que agora a nova cabine será batizada de CS310 e entregará aos motoristas um total de 3,10 metros comprimento (130 centímetros a mais), o que se traduz em um espaço interno significativo e máximo conforto, atendendo assim uma antiga demanda do setor, especialmente em operações rodoviárias de longas distâncias. Mudanças na parte dianteira também são esperadas e devem priorizar a aerodinâmica.
Para efeito de comparação, as maiores cabines oferecidas pela Scania atualmente são as CR23 e CS23. Disponíveis respectivamente para linhas R e S, as cabines contam com 27 centímetros a mais de comprimento. Já a maior cabine comercializada atualmente no mercado europeu pertence ao DAF XG+ e conta com 2,60 metros de comprimento.
Oficialmente, a Scania não se pronunciou até o momento sobre o vazamento das imagens, bem como sobre o desenvolvimento da nova cabine. Entretanto, acredita-se que o retorno da linha Longline possa ser um dos grandes destaques da marca na IAA Transportation 2024, maior evento de veículos comerciais do mundo e que acontecerá em Hannover, Alemanha.
Reprodução |