MAN Truck & Bus/Divulgação |
Batizado de MAN hTGX, extrapesado conta com 520 cv de potência; 200 exemplares entrarão em operação na Europa a partir de 2025
A MAN Truck & Bus acaba de se consagrar como a primeira montadora europeia a lançar uma série de caminhões equipados com motores movidos a hidrogênio. A posição de destaque se da por meio da apresentação do novo MAN hTGX, extrapesado que está totalmente alinhado com a crescente demanda por soluções menos poluentes e que promete ser uma importante alternativa aos modelos elétricos, especialmente em operações com limitações na infraestrutura de recarga.
O inédito extrapesado traz sob a cabine o motor de combustão a hidrogênio H45 com 383 kW de potência (520 cv) e um torque de 2.500 Nm a 900-1300 rpm. Segundo a montadora alemã, a injeção direta de hidrogênio no motor garante um fornecimento de potência particularmente rápido. Com hidrogênio comprimido a 700 bar (CG H2) e tanque com capacidade de 56 kg, o veículo pode ser abastecido em menos de 15 minutos. Já autonomia é de até 600 quilômetros nas versões 6x2 e 6x4.
"O motor de combustão a hidrogênio H45 é baseado no comprovado motor diesel D38 e é produzido na fábrica de motores e baterias em Nuremberg. O uso de uma tecnologia semelhante nos permite entrar no mercado em um estágio inicial e, assim, impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio. Com o hTGX, adicionamos agora um produto atraente ao nosso portfólio de emissões zero", afirma Friedrich Baumann, membro do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus e responsável por Vendas e Soluções para Clientes.
De acordo com o cronograma de desenvolvimento da tecnologia estabelecido pela MAN Truck & Bus, os primeiros exemplares do novo MAN hTGX já tem data para ganhar as estradas europeias. Segundo a montadora, cerca de 200 exemplares serão entregues a clientes na Alemanha, Holanda, Noruega, Islândia e países não europeus selecionados a partir de 2025.
MAN Truck & Bus/Divulgação |
MAN Truck & Bus/Divulgação |