Facchini

Scania 460 R SUPER conquista o título de caminhão mais econômico da Europa

Scania 460 R SUPER verde puxando carreta sider em uma rodovia europeia
Scania/Divulgação

Extrapesado entregou o menor consumo de diesel e maior velocidade média em relação aos concorrentes diretos; avaliação faz parte do Green Truck Award

Google News
A Scania acaba de reconquistar uma posição de destaque no mercado europeu, trata-se do título "Green Truck Award 2024". Organizado pelas revistas comerciais alemãs “Trucker” e “Verkehrs-Rundschau”, a prestigiada competição se tornou um campeonato mundial em eficiência de transporte para caminhões destinados as operações de longa distância.


A Scania participa em muitos testes de imprensa na Europa, mas o Green Truck Award é referência em um requisito fundamental na nossa indústria – oferecer aos clientes a melhor eficiência de transporte possível”, afirma Stefan Dorski, vice-presidente sênior e responsável pela Scania Trucks. “Nosso trem de força SUPER foi lançado em 2021 e estabeleceu um novo nível de desempenho ao mercado, uma economia de combustível de 8%, que agora nossos clientes agora se beneficiam diariamente nas operações”.

Na edição deste ano, o Scania 460 R SUPER encarou seus principais concorrentes e se consagrou como o caminhão mais econômico do velho continente. Em relação ao segundo colocado, o extrapesado de origem sueca entregou uma redução de 0,41 litros de diesel a cada 100 km percorridos. Em um ano de operações, percorrendo 150.000 km, a quantia se traduz em uma economia de 600 litros de combustível. Ainda nos testes deste ano, o Scania 460 R SUPER entregou ainda uma a maior velocidade média, de 79,70 km/h, e o menor consumo de AdBlue (Arla 32).


Realizado em diversas rodovias na região de Munique, na Alemanha, o Green Truck Award avalia uma série de aspectos dos caminhões extrapesados diretamente relacionados a eficiência e sustentabilidade operacional. Além dos já mencionados, consumo de combustível, velocidade média e AdBlue utilizado, a tara dos cavalos mecânicos também é considerada um fator relevante, afinal, quanto mais leve, melhor.

Desde a criação do Green Truck Award em 2011, a Scania já conquistou a premiação nove vezes. Somente nas últimas oito edições, a montadora sueca foi campeã em sete delas. 


Portal Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA