Divulgação |
Em fase de desenvolvimento, novo Freightliner eCascadia conta com nível 4 de automação e capacidade para percorrer até 220 milhas sem precisar recarregar
Atenta as novas tendências para o transporte rodoviário de cargas, a Freightliner, marca pertencente à Daimler Truck, foi além e uniu duas poderosas tecnologias em um único caminhão. A montadora norte-americana revelou ao mercado um novo protótipo do Freightliner eCascadia, agora, além 100% elétrico e também autônomo, ou seja, dispensando a presença de um motorista para a condução.
“Ao combinar tecnologias autônomas e de emissão zero em um único produto, estamos testando soluções para desafios que nossos clientes provavelmente enfrentarão no futuro”, disse John O'Leary, presidente e CEO da Daimler Truck North America. “Queremos dar-lhes opções que lhes permitam fazer o que fazem melhor: manter o mundo em movimento hoje e no futuro. Isso exige muita previsão, questionamento, testes, aprendizado, melhoria e cocriação com nossos clientes com anos de antecedência para finalmente encontrar a solução certa. Este caminhão é um ótimo exemplo do início desse processo de desenvolvimento”.
Desenvolvido pela Torc Robotics, subsidiária independente da Daimler Truck, o software de direção autônoma é composto por câmeras e sensores posicionados sobre a cabine, no para-choque dianteiro e em ambas as laterais. Já o sistema de gerenciamento está localizado na parte interna da cabine, mais precisamente entre os bancos, e conta com ainda com um sistema de resfriamento exclusivo e quatro baterias de 12 volts adicionais, responsáveis por garantirem uma operação ininterrupta, maior eficiência e segurança.
“Juntamente com a Torc, estamos fazendo progressos significativos na introdução de caminhões autônomos nos EUA até 2027. Embora tenhamos como alvo caminhões autônomos com tecnologia de propulsão convencional para este primeiro lançamento no mercado, sempre olhamos mais para o futuro. Empregaremos uma abordagem iterativa para o desenvolvimento, teste e otimização da tecnologia elétrica autônoma, enquanto exploramos os casos de uso mais promissores em colaboração com nossos clientes”, explica Joanna Buttler, Chefe do Grupo Global de Tecnologia Autônoma da Daimler Truck.
Atualmente o Freightliner eCascadia 100% elétrico está presente em mais de 55 frotas nos Estados Unidos. Classificado como um modelo de Classe 8 (longa distância), o modelo é ofertado em versões que contam com autonomia que varia de 155 a 230 milhas, dependendo da configuração. O extrapesado sai de fábrica com trem de força elétrico Detroit ePowertrain e avançados recursos de segurança Detroit Assurance, incluindo Active Brake Assist 5. Já a versão autônoma está prevista para se tornar uma realidade no mercado norte-americano somente após 2027.