Bing AI |
Medida é válida em todas as rodovias federais concedidas do Brasil; entretanto, caminhões deverão estar sendo escoltados por uma viatura oficial de qualquer órgão público
Em uma nova tentativa de reduzir a burocracia que estava sendo imposta aos caminhões carregados com doações para o Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou uma isenção de tarifas de pedágio para os veículos de carga. A medida é confirmada pela Portaria DG nº 112, de 09 de maio de 2024.
De acordo com a publicação, todos os caminhões carregados donativos destinados à população atingida pela calamidade pública no estado estarão dispensados do pagamento de pedágio nas rodovias federais concedidas em todo o Brasil. Entretanto, deverão estar acompanhados por uma viatura oficial de qualquer órgão público.
Segundo a ANTT, a medida tem como principal objetivo "facilitar o fluxo de suprimentos essenciais para as áreas afetadas, garantindo que a ajuda humanitária chegue de forma rápida e eficiente".
A Portaria DG nº 112 mantém ainda todas as medidas anunciadas anteriormente pela Agência afim de otimizar o transporte de donativos.
LEIA TAMBÉM