Carregada de areia, carreta circulava com 9 pneus em mau estado de conservação, freios inoperantes, sem para-lamas, entre outras irregularidades; flagrante foi registrado em Fortaleza (CE)
Na tarde da última quarta-feira, 22 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma carreta em mau estado de conservação e com uma quantia expressiva de excesso peso, circulando pela BR-020, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE).
Após abordagem em uma blitz voltada exclusivamente à fiscalização de veículos de carga, os policiais rodoviários federais iniciaram as averiguações e constaram sistema de freios ineficiente em algumas rodas, 9 pneus em mau estado de conservação, inexistência de equipamento de proteção contra arremesso de objetos pelos pneus e licenciamento atrasado, além de outros equipamentos obrigatórios inexistentes e inoperantes.
Ao aprofundarem as verificações e submeterem a Combinação de Veículo de Carga (CVC) ao processo de pesagem em uma balança, foi constatado ainda 23 toneladas de excesso de peso. O conjunto estava carregado de areia.
Diante dos fatos, os agentes da PRF aplicaram dez notificações de infrações de trânsito, totalizando mais de R$ 7.500,00 em multas. Além disso, o conjunto foi retido para regularização.
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.