Facchini

Por força de lei, TATRA encerrará produção e venda de caminhões com câmbio manual

TATRA Phoenix 8x4 basculante
Divulgação

Nova legislação europeia determina a utilização de transmissões automáticas ou automatizadas; decisão afetará principalmente a consagrada linha de caminhões TATRA Phoenix

Google News
Diante das determinações estabelecidas pelo Regulamento Geral de Segurança (GSR) europeu, que entrará em vigor a partir de 1 de julho de 2024, a TATRA Trucks, uma das fabricantes de veículos pesados mais antigas do mundo e referência no desenvolvimento de soluções para o segmento militar e off-road anunciou o fim da produção e comercialização de caminhões com câmbio manual. A nova legislação visa ampliar a segurança dos veículos e reduzir as emissões de poluentes. 


Segundo a montadora de origem tcheca, a nova regulamentação afetará principalmente a linha de caminhões TATRA Phoenix, carro-chefe na produção da Tatra Trucks para o mercado civil. Ainda segundo empresa, os modelos poderão ser encomendados com transmissão manual até o fim deste mês de junho. 

LEIA TAMBÉM

"Para a Tatra Trucks, seus parceiros de negócios e também para os clientes finais, haverá uma grande mudança em relação ao GSR. Entre outras coisas, após 1º de julho de 2024, as caixas de câmbio operadas manualmente não serão mais oferecidas para o Tatra Phoenix e para toda a gama caminhões pesados ​​Euro 6. Continuaremos equipando nossos veículos exclusivamente com transmissões automatizadas ou totalmente automáticas", afirma Daniel Otáhal, Diretor de Vendas da Tatra Trucks. "Até ao final deste ano e do primeiro semestre, nossos clientes terão a última chance de encomendar veículos Tatra Phoenix com transmissão manual".

Mas de acordo com a TATRA Trucks,  o fim das vendas de transmissões manuais pode parecer uma limitação da gama. No entanto, as modernas transmissões automatizadas ou totalmente automáticas oferecem uma série de vantagens, como por exemplo maior confiabilidade e segurança, conforto elevado para o condutor e redução de custos operacionais. Além disso, especialmente em aplicações mais severas, as modernas transmissões automáticas e totalmente automatizadas são muito mais eficientes do que as transmissões manuais. A caixas também costumam contar um design mais leve e contribuem de forma positiva com a redução das emissões.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA