Scania/Divulgação |
Voltado para o segmento urbano, ônibus conta com 310 cv de potência e torque instantâneo de 2.200 Nm; produção começará em março de 2025
Com o objetivo de iniciar a jornada de eletrificação no Brasil, a Scania acaba de revelar ao mercado o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus 100% elétrico da marca no país. Voltado para as operações urbanas, o modelo começará a ser vendido na Lat.Bus 2024 (Feira Latino-Americana do Transporte), que acontecerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.
Com autonomia de 250 a 300 km, considerando uma condição severa de operação com ar-condicionado ligado e topografia irregular, o primeiro ônibus Scania 100% elétrico do Brasil será ofertado com opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Voltado para aplicações no segmento urbano e contando com tração 4x2, o inédito chassi poderá ser combinado com carrocerias de 12 a 14 metros, sendo capaz de transportar em média 80 passageiros em configurações de piso baixo ou normal.
O trem de força conta com um motor elétrico de 230 kW (equivalente a 310 cavalos), torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm, combinado com um câmbio de duas marchas. Já a alimentação do sistema ficará a cargo das baterias de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) importadas da Suécia e diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). Através de um carregador de 130 kW, inicialmente importado, o ônibus poderá ser completamente carregado em até 170 minutos.
Segundo a Scania, o motor tem construção e design simples para facilitar a manutenção, o que se traduz em redução de custos em relação aos motores de combustão interna. Destaca-se ainda o menor nível de ruído, o que aumenta a suavidade durante a operação. Já a caixa de transmissão de duas marchas traz maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.
“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.