Volvo/Divulgação |
Pouco mais de 11 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de maio; para a ANFAVEA, números indicam uma estabilidade na indústria
Assim como o mercado de caminhões, a indústria brasileira também segue apresentando oscilações entre crescimentos e retrações nos volumes de produção. Prova disso são os números registrados ao longo do mês de maio de 2024 e confirmados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo com o balanço oficial da entidade, 11,2 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no quinto mês do ano, queda de 4,2% em relação ao mês anterior, abril, quando 11,7 mil exemplares foram montados. Entretanto, em relação a maio de 2023, quando 8,4 mil unidades foram montadas, a indústria registrou agora uma alta expressiva de 33,1%.
"É basicamente uma estabilidade. Se a gente considera que abril teve um dia útil a mais, a gente acaba notando que houve uma estabilidade no comparativo entre maio e abril de 2024", explica Eduardo Freitas, vice-presidente da ANFAVEA. "E quando a gente compara com maio do ano passado, percebemos um crescimento bastante vigoroso", completa.
Já no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, ou seja, de janeiro a maio, 52,2 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil, o que representa um crescimento de 29,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando 40,1 mil exemplares foram montados no País.
Confira na íntegra o balanço da ANFAVEA: CLIQUE AQUI