Facchini

Scania R620 V8 convertido para híbrido encara operações com até 145 toneladas de PBTC

Scania R 620 V8 puxando tritrem basculante na Austrália
Holcim/Divulgação

Utilizado pela Holcim em uma configuração com três semirreboques basculantes, extrapesado está proporcionando uma redução de até 15% no consumo de diesel; conjunto opera na Austrália

Google News
Com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes nas operações, a Holcim, líder global em soluções de construção inovadoras e sustentáveis, está investindo na conversão de caminhões movidos a diesel em exemplares híbridos na Austrália. 


Por lá, mais precisamente na região de Pilbara, um Scania R620 V8 Euro 5 que passou pelo processo de conversão já está entregando resultados excepcionais. Combinado com três semirreboques basculantes, o extrapesado tem operado com até 145 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), sendo 100 toneladas de carga líquida, em rotas que variam de 10 a 600 quilômetros de distância entre pedreiras e usinas de processamento.

Nestas condições o extrapesado equipado com uma unidade vertical HYDI Hydrogen on Demand HY2500 que produz hidrogênio sob demanda, está entregando uma redução de 15% no consumo de diesel. “Além dos números de consumo de combustível, estamos vendo reduções adicionais de emissões de 17% menos dióxido de carbono (CO 2 ), 80% menos partículas de diesel (DPM), 22% menos óxidos de nitrogênio (NOX) e 25% menos monóxido de carbono (CO)”, destaca Adam Evans, Gerente de Logística de Agregados da Austrália Ocidental da Holcim.

A Holcim obteve economias de desempenho de combustível estimadas em 15% ao transportar cargas úteis de até 100 toneladas em combinações de três reboques. O sistema de gestão a bordo da Scania confirma estes números. As reduções no consumo de combustível e nas emissões estão totalmente alinhadas com o nosso objetivo da Scania de reduzir as emissões durante toda a vida útil dos nossos produtos”, afirma Robert Taylor, Gerente Geral de Mineração da Scania Austrália.


Como funciona a tecnologia
A unidade HYDI produz hidrogênio a partir de água destilada usando eletrólise por meio de uma membrana de troca de prótons. Combinado com o diesel, o hidrogênio cria um processo de combustão mais limpo e completo.

Desenvolvida na Austrália ao longo de mais de uma década, a tecnologia de ponta proporciona melhor desempenho das máquinas, aumentando o torque, reduzindo o consumo de combustível, além de assegurar uma queima mais limpa que reduz a fuligem do motor e prolonga os intervalos de manutenção do óleo e do filtro, além de reduzir as emissões prejudiciais – incluindo DPM, CO 2 e CO. O sistema oferece a capacidade de transformar máquinas pesadas movidas a diesel em equipamentos mais limpos e mais econômicos por uma fração do custo de substituição.

A tecnologia da HYDI aproveita os benefícios do hidrogênio de uma forma eficiente, acessível e sofisticada, dimensionada para aplicação em diversas aplicações”, observou John Wilson, Diretor Geral da HYDI.


Scania R 620 V8 puxando tritrem basculante na Austrália
Holcim/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA