PRF/Divulgação |
Operação Carga Pesada resultou na fiscalização de 37 pessoas e 42 veículos; ação aconteceu em dois pontos do estado capixaba
Com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito, especialmente aqueles envolvendo veículos de carga, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou entre a tarde de 3 de setembro e a madrugada de 4 de setembro a Operação Carga Pesada no estado do Espírito Santo.
De acordo com o balanço oficial da corporação, foram fiscalizadas 37 pessoas e 42 veículos, resultando em 50 autuações e no recolhimento de 9 veículos. Também foram realizados 20 testes de alcoolemia. Além disso, a operação registrou dois boletins de ocorrência por crimes contra a vida e o patrimônio, um por mercadoria sem nota fiscal e na detenção de duas pessoas.
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.