Facchini


SEM MOTORISTA: Scania anuncia desenvolvimento de caminhão autônomo para operações com até 240 toneladas

Scania R 770 V8 Road Train Australia
Scania/Divulgação

Scania R 770 V8 combinado com três semirreboques basculantes irá operar em terras australianas; projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Fortescue Metals

Google News
Em total sintonia com as transformações que estão ocorrendo no setor de mineração, especialmente relacionadas a implementação de soluções tecnológicas cada vez mais rentáveis, sustentáveis e inovadoras, a Scania acaba confirmar o desenvolvimento de extrapesado 100% autônomo para operações com os gigantes rodotrens australianos.


Ao utilizar o amplo conhecimento da Scania no fornecimento de caminhões para a indústria de mineração e nossa expertise em direção autônoma, a solução Road Train reduzirá os custos da mineração”, diz Manfred Streit, Diretor Geral da Scania Austrália. A solução autônoma será desenvolvida, testada e validada em parceria nas operações de minério de ferro da Fortescue em Christmas Creek, Queensland. 

Contando com toda a tecnologia de automação desenvolvida pela própria marca e em paralelo com o Fleet Management System (FMS) da Fortescue, projetado para otimizar a utilização da frota e maximizar a produtividade, ao mesmo tempo em que garante o consumo eficiente de combustível e energia para reduzir as emissões de carbono, um Scania R 770 V8 será combinado com três semirreboques basculantes, formando assim uma Combinação de Veículo de Carga (CVC) capaz de operar com até 240 toneladas em uma única viagem. 

Esta é uma grande oportunidade para a Scania aprender mais sobre autonomia em condições exigentes com um parceiro inovador”, diz Peter Hafmar, Chefe de Soluções Autônomas da Scania. 


Nossa profunda experiência em transporte autônomo nos permitiu desenvolver em conjunto uma solução autônoma exclusiva que desbloqueia depósitos satélites de alto teor para minerarmos economicamente. Este projeto nos ajudará a maximizar a produtividade com soluções exclusivas de baixo custo em nossa cadeia de valor de mineração”, afirma Dino Otranto, CEO da Fortescue Metals.

Parceira da Fortescue há alguns anos, a Scania Austrália está satisfeita em ver esse projeto de desenvolvimento conjunto se tornar realidade. “Seus caminhões de transporte pesado operam em um ambiente incrivelmente severo. Os especialistas em mineração locais e globais criaram uma solução que trará eficiência e segurança”, diz Robert Taylor, Chefe de Mineração da Scania Austrália. 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA