Volvo/Divulgação |
Câmeras no lugar dos retrovisores, alterações no design, novos recursos de segurança e mudanças no interior da cabine estão entre as novidades
Líderes incontestáveis de vendas no segmento de pesados, os caminhões Volvo FH seguem evoluindo e tendo como prioridade a segurança, disponibilidade e o baixo consumo de combustível, através da alta tecnologia embarcada. Prova disso é chegada da linha 2025 ao continente latino americano.
“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, destaca Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
Câmeras no lugar dos retrovisores
Volvo/Divulgação |
“Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Mudanças no design
Volvo/Divulgação |
Tecnologias aprimoradas
Os caminhões Volvo FH 2025 também chegam a América Latina repletos de novas tecnologias e recursos aprimorados. Dentre as novidades, destaca-se a incorporação de um sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, solução incorporada dentro dos aros e responsável por manter o motorista sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos.
Os novos caminhões Volvo FH também passam a contar a partir do próximo ano com um Leitor de Placas de Trânsito, tecnologia que usa inteligência artificial para detectar a sinalização ao longo da via, mostrando, por exemplo, os limites de velocidade, de altura e obras na pista nos diferentes pontos do trajeto. O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos, dando mais segurança e conforto ao motorista.
“Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar desapercebidas. A Volvo é a primeira marca a oferecer esse sofisticado recurso em veículos pesados”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Volvo/Divulgação |
O consagrado sistema I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática, também evoluiu. Nos modelos a partir do próximo ano, o dispositivo também antecipará curvas e rotatórias.
“É um avanço que traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, destaca Valério. “Agora demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura.
A lista de atributos aprimorados ainda é complementada pelo Leitor de Faixa de Rodagem, agora mais sensível, Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência, tecnologia consagrada da Volvo que utiliza radares frontais e laterais, conjugados com uma câmera, para detectar veículos, ciclistas e pedestres à frente do caminhão, e Sistema para Evitar Colisões Laterais, que agora conta com sensores de ponto cego em ambos os lados, que monitoram todo o conjunto, ou seja, até o fim da carreta.
Melhorias na cabine
Tendo como foco principal a ergonomia do motorista, a Volvo também promoveu importantes alterações no interior da cabine. Destaque para uma nova base para o banco do motorista, novidade que garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante, chave de ignição e controle remoto do motorista atualizados, e novas tomadas USB-C com carregamento rápido.
“O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.