Divulgação |
Até dezembro, empresa deverá contar com 36 semirreboques refrigerados com 4º eixo na frota; gigante do setor de alimentos também está adotando a solução no transporte de suínos
Com o objetivo de ampliar a eficiência operacional, a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e uma das maiores embarcadoras do Brasil, está investindo na implementação de semirreboques com 4º eixo nas operações de transporte de produtos refrigerados e suínos.
Graças ao Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 58,5 toneladas, as novas carretas conseguem transportar até 22% a mais de produtos industrializados em relação aos conjuntos tradicionais. A maior capacidade de carga se traduz em redução de custos do transporte, uma vez que a cada seis deslocamentos da nova carreta completamente carregada é possível reduzir uma viagem adicional feita com um semirreboque de três eixos.
Já no transporte de suínos, os semirreboques com 4º eixo são capazes de levar em uma única viagem a carga de dois bitrucks, ou seja, 94 posições de animais de até 200 quilos cada. Para garantir a segurança e o bem-estar dos suínos, as carretas contam ainda com aspersores, ventiladores, bicos bebedouros e plataforma hidráulica para facilitar o embarque e desembarque.
“Essa iniciativa não melhora apenas a eficiência nas entregas de uma companhia com o porte que temos na BRF, mas também abre margem para estudarmos evoluções e novas possibilidades de transporte no futuro, com, por exemplo, um acréscimo no tamanho das carretas e implementos com sistemas de carregamento automatizados antes inviáveis pelo aumento do peso e redução de capacidade”, comenta Cezar Felipak, gerente de Logística Agro da BRF.
Ainda segundo a BRF, a adoção de veículos com maior capacidade também contribui significativamente para a sustentabilidade pois com a redução no número de veículos nas estradas, naturalmente são reduzidas as emissões de gases poluentes pela diminuição no consumo de combustível. "Essa iniciativa não só torna nossa logística mais eficiente como também alinhada às melhores práticas de ESG", destaca a empresa.
Atualmente a companhia conta com nove semirreboques refrigerados com 4º eixo na frota, com previsão de 36 novos até dezembro deste ano. Já as duas primeiras carretas para transporte de suínos entraram em operação no mês de setembro.
“Implementamos este equipamento com o objetivo de reforçar nossa capacidade logística em cada viagem, ampliando também as possibilidades futuras com um equipamento mais moderno e operacionalmente flexível. Estamos trabalhando para ter cada vez mais carretas neste novo formato, garantindo à nossa logística sempre as melhores tecnologias disponíveis”, comenta Loriano Rigo, Diretor de Logística da BRF.
Divulgação |