Divulgação |
Novos Atego 1933 4x2 e Atego 3133 6x4 chegam para atender aplicações rodoviárias e off-road, respectivamente; linha Mercedes-Benz Atego agora conta com 13 modelos
A primeira vista, pode parecer que a descontinuidade da consagrada linha de caminhões Mercedes-Benz Axor, deixou uma lacuna no portfólio da montadora de origem alemã. Mas atenta as demandas do mercado, a marca revelou ao mercado brasileiro nas últimas semanas dois novos modelos da linha Atego, que está em processo de renovação desde fevereiro de 2024. Trata-se da versões 1933 4x2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6x4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira).
“Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, passamos a cobrir importantes segmentos que antes eram atendidos pelos veículos Axor, que fizeram história no País pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de preservar os atributos do Axor amplamente reconhecidos pelos transportadores e motoristas, os novos Atego agregam mais robustez, tecnologia, modernidade, segurança e conforto, além de menor custo de manutenção”.
Agora, a linha Atego se consagra como a maior família de modelos no portfólio da marca, contando com 13 diferentes modelos, entre médios, semipesados e extrapesados, trazendo múltiplas opções de configuração de cabines (Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo), tração (4x2, 6x2, 8x2, 6x4 e 8x4), entre-eixos e itens de desempenho, segurança e conforto.
Atego 1933 LS 4x2
Divulgação |
Sob a cabine, a novo modelo de entrada da marca traz o motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos de potência, combinado com a transmissão automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades. Destaca-se ainda a presença de eixo traseiro NFD de 13 toneladas sem redução nos cubos, suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar, e opções de tanques de diesel de 300 até 890 litros.
A marca ainda oferece três opções de cabine para o novo Atego 1933, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, com cama e climatizador. Banco com até 11 regulagens, volante multifuncional e botão start stop completa a lista de atributos internos.
Em termos de tecnologias de segurança, o MB Atego 1933 traz como itens de série: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.
Atego 3133 6x4
Divulgação |
O novo extrapesado conta com motor OM 926 LA de seis cilindros, 321 cavalos de potência e torque de 1.250 Nm, combinado com câmbio automatizado Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades. Destaca-se ainda a presença de tração 6x4, cubos redutores, escapamento vertical e opção de tomada de força de fábrica.
Já a máxima robustez operacional é assegurada pelas longarinas mais leves e resistentes do chassi, molas reforçadas ângulo de entrada mais elevado em 27 graus, grade dianteira de faróis e chapa protetora de cárter e de filtro, design inspirado na linha Arocs e opção de Retarder Voith.
Banco com até 11 regulagens, volante multifuncional, alavanca de câmbio na coluna de direção, partida por botão e o mesmo pacote de tecnologias de segurança do Atego 1933, completam a lista de atributos.