Facchini

Caminhões Scania 2025 terão novo painel digital e opção de rastreador e câmeras de fábrica

Divulgação

Novidades são resultado da atualização completa da arquitetura eletrônica dos caminhões Scania; novos módulos, chicotes, softwares e atualização do sistema ADAS completam a lista de novos atributos

Google News
As novidades da Scania para 2025 vão muito além da apresentação de novos caminhões. Em total sintonia com as demandas dos clientes, a marca também investindo de forma significativa no aprimoramento da tecnologia embarcada e segurança dos veículos de carga. Prova disso é a incorporação de soluções de rastreamento aos veículos, nova arquitetura eletrônica, painel digital e atualização do consagrado sistema de segurança ADAS. 


Vamos elevar o patamar de tecnologia e segurança do mercado, provando ser possível melhorar ainda mais a confiabilidade no nosso produto. Queremos tornar a experiência com nossa linha a mais segura do transporte brasileiro. Essas três novidades estarão disponíveis a partir de abril de 2025”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. 



Novo painel de instrumentos digital + central multimídia
Divulgação
A partir de abril de 2025, todos os caminhões Scania sairão de fábrica com uma nova arquitetura eletrônica. A inovação tecnológica inclui a reconstrução completa do painel digital, desde os módulos e chicotes até o software e funções eletrônicas.

O novo painel de instrumentos digital tem 12,3” conta com  dois modos de visualização: o completo e o minimal. Na versão completa, apresenta informações intuitivas sobre o caminhão e o implemento, enquanto o modo minimal, inspirado na aviação, exibe apenas as informações essenciais para a operação. Indicado, principalmente, para as viagens noturnas, garantindo que o motorista se mantenha focado na direção. Já a nova central multimídia touchscreen será ofertada em duas versões, 10,1” ou 12,9” polegadas, ambas combinadas com botões físicos para maior praticidade. Conectividade como portas USB e Bluetooth também fazer parte da lista de atributos.

Destaca-se ainda a incorporação de um novo módulo de telemetria C400, que substituirá o C300, oferecendo mais capacidade de processamento e suporte para o 5G, e mais velocidade e cobertura na transmissão de dados.

A nova arquitetura eletrônica também incorpora a inovadora atualização Over The Air. A tecnologia aumenta a disponibilidade do caminhão e permite atualizações remotas sem a necessidade de deslocamento até uma concessionária Scania.


Sistema ADAS atualizado
O tradicional sistema de segurança ADAS também foi aprimorado. O novo ADAS teve todos os sensores ativos que previnem acidentes melhorados com a chegada da nova arquitetura eletrônica. O sistema traz três atualizações de funções, além de três novas funções.

A fabricante sueca promoveu aprimoramentos no Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista (de série), nos Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Lateral (opcional) e no Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (opcional). 

O Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista está ainda mais preciso. O caminhão fica acompanhando o comportamento e a interação do condutor com o veículo e caso reconheça que ele está sonolento, por exemplo, ou com falta de atenção, emite um aviso no painel. Segundo item atualizado: maior precisão nos Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Lateral detectando pessoas ou objetos menores para aumentar a segurança durante a condução. Já no Sistema de Monitoramento da Pressão e temperatura dos Pneus, nesta nova geração, foi possível a inclusão das informações do conjunto completo no painel digital, ou seja, de todos os sensores da composição (semipesado, pesado, chassi rígido ou cavalo e agora também do implemento), permitindo a redução de custos com pneus e aumento na economia de combustível.

Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Frontal (passa a ser de série), Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Traseiro (opcional) e Sistema de Informação de Velocidade da Via (opcional), se consagram como as novas funções do Sistema ADAS.

O Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Frontal poderá detectar pedestres e até mesmo animais à frente do caminhão. Já os Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Traseiro traz uma câmera acoplada quando é acionada a marcha à ré para emitir avisos caso seja identificada a presença de uma pessoa, animal ou objeto. E o terceiro destaque é o Sistema de Informação de Velocidade da Via, que traz uma câmera que fará a leitura, ao longo da viagem, das placas indicativas e alertará o motorista caso ele exceda a velocidade máxima permitida.


Rastreadores e câmeras de fábrica
Lucas Duarte
Com a crescente demanda por segurança nas estradas, a instalação de rastreadores, bloqueadores e câmeras tornou-se essencial. “Ouvimos nossos clientes e desenvolvemos, junto aos nossos parceiros, uma nova interface que agiliza o processo de instalação desses dispositivos, mantendo a qualidade e a garantia de fábrica. Os grandes embarcadores e as gestoras de risco demandam a instalação destes equipamentos. Diante disso, trouxemos esta novidade para que estejamos integrados aos sistemas das principais empresas deste segmento de forma estruturada”, afirma Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil. 

Em parceria com a Michelin Connected Fleet (Sascar), Autotrac, Omnilink, OnixSat, SIGhRA, Maxtrack e Trucks Control, a Scania incorporou aos caminhões uma nova interface permite a instalação de rastreadores e câmeras diretamente na fábrica, na concessionária ou conforme a necessidade do cliente. Isso reduz significativamente o tempo de mobilização dos caminhões, que muitas vezes precisam esperar por técnicos para a instalação e ativação dos equipamentos. Com a solução da Scania, os caminhões podem entrar em operação mais rapidamente, aumentando a disponibilidade e eficiência da frota.

De fábrica, oferecemos um pacote que comporta até cinco câmeras: duas laterais, uma frontal gravando tudo o que acontece, uma interna na cabine e uma “olhando para o motorista” para o seu monitoramento na condução. Além disso, o sistema de rastreamento dispõe das antenas satelital e também GPRS, a mesma das tecnologias 4G e 5G dos celulares, para garantir a cobertura total. Com essas inovações, é possível proporcionar muito mais disponibilidade da frota, pois o caminhão sai pronto para a operação. É uma solução completa”, diz Arita.

Portanto, estamos inovando para tornar nossos caminhões rodoviários acima de 420cv os mais seguros e conectados do mercado. Integramos tecnologia, segurança – para o motorista e terceiros – e a possibilidade de equipar novos acessórios sem comprometer futuramente o caminhão”, conclui Alex Nucci.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA