Facchini

PRF fiscaliza poluição de caminhões em Santa Catarina

Agente da PRF realizando teste de ARLA 32 em caminhão
PRF/Divulgação

Dois caminhões foram flagrados utilizando ARLA 32 adulterado; operação aconteceu na BR-116, em Ponte Alta (SC)

Google News
Com o objetivo de coibir irregularidades ambientais em veículos de carga, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na última terça-feira, 21 de outubro, uma ação de fiscalização na BR-116, em Ponte Alta (SC). A operação contou com o apoio da Arteris Planalto Sul, concessionária responsável pela administração do trecho.


Segundo a corporação, durante a fiscalização, foram flagrados dois caminhões com adulteração no ARLA 32. No teste aplicado, quando colocado em contato com um reagente, o ARLA muda de cor. Se ficar azul está em conformidade, mas se ficar roxo ou rosa há sinal de fraude.

Diante dos fatos, foram lavrados para cada motorista um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para apresentação perante o Juiz da comarca devido ao crime ambiental.


Competência da PRF
De acordo com a Resolução nº 666 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e com o Art nº 20 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma das atribuições da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é a fiscalização do nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela respectiva carga transportada.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA