Facchini


Sem motoristas: Scania produzirá frota de caminhões autônomos para mineração na Austrália

Scania G 560 8x4 autônomo em produção
Scania/Divulgação

11 caminhões Scania G 560 8x4 entrarão em operação no final de 2025; expectativa é de redução de custos operacionais e de emissões de poluentes

Google News
Em total sintonia com a crescente busca de soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis para a mineração, a Scania acaba de firmar uma importante parceria com a Regroup, empresa especializada na prestação de serviços para este setor. O negócio prevê o fornecimento de uma frota de caminhões 100% autônomos para operações em terras australianas.


Prevista para entrar em operação no final de 2025, a frota composta por 11 exemplares do Scania G 560 8x4 atuará na Mina Butcherbird da Element 25 na região de Pilbara, na Austrália Ocidental. Por lá, os caminhões que são capazes de transportarem até 40 toneladas de carga útil (manganês), substituirão os modelos maiores de 100 a 200 toneladas, sem abrir mão da eficiência operacional.


Estamos queimando menos combustível no local enquanto alcançamos os mesmos resultados, o que é uma vitória para nossos negócios e para o meio ambiente”, afirma Michael Still, Diretor Geral da Regroup. A expectativa é de que a utilização de caminhões menores traga benefícios imediatos em economia de combustível e redução de emissões. “Esta frota reduzirá os custos operacionais e descarbonizará as operações”, destaca Robert Taylor, chefe de mineração da Scania Austrália.


Ao contrário do que se imagina, a mão de obra não será afetada pela introdução da nova tecnologia de transporte na mineração. Os motoristas por exemplo, serão recolocados em salas de controle, longe dos pontos de extração. A Regroup oferecerá aos funcionários condições de trabalho mais limpas e seguras. “A força de trabalho permanecerá intacta, mas em vez de trabalhar em condições perigosas, eles estarão em salas de controle, potencialmente de suas cidades natais. É uma situação vantajosa para todos os envolvidos”, diz Still. 

Além dos 11 caminhões autônomos, a Regroup também encomendou um caminhão 8x4 100% elétrico para operações como pipa na mesma mina australiana.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA