Scania/Divulgação |
Novo Scania P 280 6x4 XT Light Construction conta com PBT de 28,5 toneladas e CMT de 150 toneladas; motor de 7 litros e a mesma transmissão da linha SUPER estão entre os diferenciais
Atenta as demandas do mercado brasileiro, especialmente da construção civil, a Scania acaba de ampliar o portfólio de caminhões off-road com o novo P 280 6x4 XT Light Construction. A nova aposta da marca chega para atender as aplicações com caçamba de 14 m³, munck, caçamba roll-on e roll-off e bomba de concreto.
“Estamos completando o portfólio off-road e vamos buscar uma faixa em que as vendas podem chegar, dependendo do período, a até cerca de 10 mil unidades anuais. Trata-se de um mercado que consome caminhões com implementos basculante, betoneira e que circulam nas cidades ou mesmo no suporte às aplicações fora de estrada mais amplas”, diz Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.
LEIA TAMBÉM
“Ou seja, um produto que pode ir além da construção civil também sendo utilizado como veículo de apoio, comboio e lubrificante dentro das operações de cana, madeira e mineração”, complementa Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil.
Sob a cabine o novo Scania P 280 6x4 XT Light Construction conta com motor de 7 litros, 280 cavalos de potência e 1.200 Nm de torque, o maior da categoria, combinado com caixa de transmissão automatizada G25, a mesma utilizada no modelo 460 R Super, de 14 marchas, sendo uma Overdrive e uma super reduzida com relação de 20.8:1; ideal para situações extremas como borrachões e atoleiros.
Contando com tração 6x4, cubos redutores nos eixos traseiros e suspensão de mola, tanto na dianteira (3 lâminas x 29 mm) quanto na traseira (parabólicas de 4x 41mm), o novo Scania off-road conta com Peso Bruto Total (PBT) técnico de 28,5 toneladas (21 toneladas nos eixos traseiros e 7,5 toneladas no eixo dianteiro), também o maior da categoria, e Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 toneladas.
A cabine P combinada com o pacote XT completa a lista de atributos. A solução inclui grades no farol, retrovisores reforçados e um para-choque de aço de 180 mm, além de ângulos de entrada e saída mais elevados. Destaca-se ainda a presença de um chassi reforçado com longarinas duplas, característica que estabelece um novo patamar de robustez para operações até mesmo mais pesadas nos canteiros de obras.
O novo Scania P 280 6x4 XT Light Construction será uma das grandes atrações da marca na Fenatran 2024, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, que acontecerá entre os dia 4 e 8 de novembro, em São Paulo (SP).
Scania/Divulgação |