Facchini

Com Mercedes-Benz Actros, Bia Figueiredo é a primeira mulher campeã da Copa Truck

MB Actros correndo na Copa Truck debaixo de chuva
Mercedes-Benz/Divulgação

Bia Figueiredo (#111) conquistou o título do ano na categoria Super Truck Elite com uma etapa de antecedência; MB Actros conta com mais de 1.200 cv e ultrapassa os 200 km/h

Google News
Abordo de um poderoso caminhão Mercedes-Benz Actros e com uma etapa de antecedência, Bia Figueiredo (#111), piloto da ASG Motorsport, se tornou a primeira mulher campeã da Copa Truck. O título na categoria na categoria Super Truck Elite veio durante a 8ª etapa da competição, realizada no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).


Bia fez a pole da corrida 1, chegando na segunda posição, e venceu a corrida 2, após largar na 7ª posição, devido à inversão do grid. Com isso, acumulou pontos que a levaram ao título, mesmo faltando ainda duas corridas da 9ª e última etapa do ano, que será realizada em Goiânia (GO), no próximo dia 8 de dezembro. Roberval Andrade (#15), piloto e diretor da ASG Motorsport, venceu a corrida 2 da categoria Super Truck Pro, ampliando as conquistas da equipe.


Com o resultado expressivo no final de semana de corridas, a Bia Figueiredo acumula 7 vitórias e 5 poles nas 16 corridas já disputadas este ano, mantendo-se na liderança na categoria Super Truck Elite com 261 pontos, 64 a mais que o segundo colocado, garantindo assim o título antecipado da competição. 


Fizemos nosso melhor fim de semana do ano, com pole position, vitória e segundo lugar. O sentimento é de enorme gratidão por estar aqui na Copa Truck, por ter sido escolhida pela Mercedes-Benz e a ASG Motorsport. Ano passado já disputei o título e nesta temporada consegui fazer um campeonato dominante, com poles e vitórias”, diz Bia Figueiredo. “Agora é só comemorar e vou celebrar até o ano que vem, quando chegar na Super Truck Pro. Fica a minha homenagem às mulheres pilotos e engenheiras: acredite em você, trabalhe muito. Acredite nos seus sonhos e vamos pra cima”.

É impressionante o desempenho, competitividade e regularidade da Bia Figueiredo apenas no seu segundo ano na Copa Truck. Com sua pilotagem excelente, levou o Actros a mais um título, mantendo nossa marca entre os primeiros da competição”, destaca Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “A brilhante vitória de Bia é ainda mais significativa pelo fato inédito de ser a primeira mulher a vencer a Copa Truck no Brasil, contando, aliás, com uma equipe de apoio nos boxes também formada por mulheres”.

Bia Figueiredo segurando troféu da Copa Truck 2024
Mercedes-Benz/Divulgação


MB Actros nas pistas
Compartilhando componentes do modelo rodoviário, como por exemplo, o motor OM 460 de 13 litros, os caminhões Mercedes-Benz Actros que disputam a Copa Truck se destacam principalmente pelos números impressionantes do trem de força. Potência de 1.250 cv a 3.500 rpm e torque máximo de 5.500 Nm a 2.000 rpm, permitem que cada exemplar ultrapasse os 200 km/h nos autódromos brasileiros.

Os sete caminhões MB Actros que compõem a equipe da ASG Motorsport também se destacam pela elevada tecnologia embarcada. Prova disso é a presença do sistema MirrorCam, tecnologia que substitui os espelhos retrovisores por um poderoso sistema de câmeras e duas telas internas, garantindo aos pilotos uma visão 360º de tudo que acontece ao redor do caminhão em cada corrida disputada. Para as competições, o sistema recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas, realizadas pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA