Bing AI |
Levantamento realizado pelo IPTC confirma crescimento na geração de empregos no transporte rodoviário de cargas; SP é o estado com a maior empregabilidade
De acordo com os dados mais recentes do Painel de Cargos e Salários do Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC), o transporte rodoviário de cargas brasileiro segue em crescimento. Prova disso é o avanço no número de contratações de novos profissionais para atuarem no setor.
Segundo o relatório ‘Rota Empregadora’, também do IPTC, o primeiro semestre de 2024 chegou ao fim com um crescimento de 12,4% no número de contratações de profissionais em relação ao mesmo período do ano passado. São Paulo figurou como o estado com a maior empregabilidade, seguido de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
“Diante desse cenário positivo, a requisição por motoristas qualificados tem aumentado significativamente. Mais de 200 mil profissionais foram contratados no período, com destaque para o estado de São Paulo, responsável por 26% das contratações”, destaca Raquel Serini, economista e coordenadora de projetos do IPTC.
Ainda de acordo com Raquel, estas informações podem servir de termômetro para a movimentação das empresas como um todo, comprovando o aumento ou não da demanda de trabalho, justificando sazonalidades de carga, escassez de mão de obra específica, entre outros.