Divulgação |
Novos ônibus contam com 13,20 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros; Volvo B320R sai de fábrica com motor D8K Euro 6
Referência quando o assunto é transporte urbano de passageiros, a cidade de Curitiba, no Paraná, começou a receber nas últimas semanas, as primeiras unidades de um lote de 95 novos ônibus Volvo B320R. Os exemplares irão operar no sistema Ligeirinho, como são conhecidos os veículos nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo.
Adquiridos pelas empresas Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade, os ônibus contam com chassi Padron da Volvo, 13,20 metros de comprimento e capacidade para até 80 pessoas. Os exemplares receberam ainda carrocerias Caio e Marcopolo. As aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.
“Estamos orgulhosos de promover mais uma grande venda para operadores que atuam em Curitiba, a cidade que a Volvo escolheu para ser sua casa brasileira há quase 50 anos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.
“Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, destaca o executivo.
Todos os exemplares foram vendidos Nórdica, concessionária Volvo que atende a capital e parte do interior do Paraná. Além disso, Parte dos veículos teve financiamento viabilizado pelo Banco Volvo.
Sobre o Volvo B320R
O Volvo B320R sai de fábrica com motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. O propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado, graças a grande disponibilidade de peças nas concessionárias e profissionais altamente capacitados pela fábrica para manutenção. A a versão urbana do chassi possui ainda uma caixa de câmbio automática, que permite trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas.