PRF/Divulgação |
Derramamento de carga, ausência de equipamentos de segurança, sinalização incorreta e motoristas em curso CETPP estão entre as irregularidades constatadas
Na última terça-feira, 12 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lavrou uma quantia expressiva de autos de infração para um único caminhão que circulava com uma série de irregularidades na Serra, Grande Vitória (ES). O flagrante foi registrado no km 241 da BR-101.
Inicialmente, o veículo de carga foi abordado por despejar no asfalto resíduos dos produtos transportados durante o deslocamento e por transportar funcionários em local não autorizado. Mas ao aprofundarem as averiguações, os policias rodoviários federais constataram uma sequência de irregularidades ambientais e de trânsito.
Embora transportasse produtos como emulsão asfáltica, óleo diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), o motorista do caminhão não possuía certificação para Transporte de Produtos Perigosos (CETPP). Além disso, a sinalização da carga estava incorreta e incompleta, sem informação de risco ao meio ambiente. As embalagens totalmente deterioradas, apresentavam derramamento. O veículo de carga circulava apenas com cones de sinalização, em péssimo estado de conservação e fora das normas, além de não possuir Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sendo apresentado apenas um par de luvas durante a abordagem.
Dentre as inúmeras irregularidades de trânsito também constatadas, destacou-se a presença de uma cabine suplementar instalada no veículo sem autorização do Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran). Além disso, o compartimento não possuía cintos de segurança para os ocupantes.
Diante dos fatos, foram lavrados 31 autos de infração relacionados ao transporte de produtos perigosos e 10 autos de infração de trânsito. O caminhão foi apreendido e encaminhado para uma fiscalização administrativa ambiental mais detalhada.
PRF/Divulgação |