Divulgação |
Tração 8x4, 660 cv de potência e pacotes adicionais de baterias estão entre os diferenciais do caminhão; equipamento irá operar na Suíça
A Suíça acaba de entrar para a lista de países que estão investindo e testando caminhões limpa-neves 100% elétricos. Neste mês, a região de Kanton St.Gallen passou a contar com um impressionante equipamento baseado em um Volvo FM Electric. A aquisição está alinhada com as metas de zerar as emissões até 2050.
O impressionante equipamento se destaca pela presença de tração 8x4 com cubos redutores, três motores elétricos que entregam uma potência máxima contínua de 490 kW (660 cv) e transmissão automatizada I-Shift. Já para atender com precisão a limpeza das vias, o Volvo FM Electric traz consigo um tanque de sal com capacidade para 7 m³ e dois limpa-neves Zaugg. O primeiro, localizado na frente do veículo, conta com 4 metros de largura, enquanto o segundo, montado na lateral do caminhão, possui 3 metros de largura.
Mas para atender a severa e importante aplicação, o poderoso limpador de neves traz aprimoramentos significativos no conjunto de baterias. Prova disso são os packs de baterias adicionais instalados na parte traseira da cabine, solução que garante um total de 665 kWh de capacidade útil, 75% mais do que, por exemplo, o Volvo FM Electric de produção. A solução foi desenvolvida pela Designwerk, empresa suíça especializada em soluções de eletromobilidade.
Ao todo, o novo caminhão limpa-neves chega a pesar 18,5 toneladas. Já o preço está na casa de 1.2 milhão de Euros, o equivalente a cerca de R$ 7.2 milhões na cotação atual.
Divulgação |
Divulgação |
Divulgação |