Facchini

Meteor Hybrid: Volkswagen apresenta primeiro caminhão com eixo elétrico

VW Meteor Hybrid
VWCO/Divulgação

Tecnologia desenvolvida em parceria com a Suspensys é capaz de reduzir em 10% o consumo de combustível e proporcionar 35% a mais de força trativa; extrapesado também pode ser abastecido com HVO

Google News
Alinhada com a crescente busca por soluções cada vez menos poluentes e até mesmo alternativas ao tradicional uso do óleo diesel para o transporte rodoviário de cargas brasileiro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), foi além e revelou ao mercado neste mês o primeiro cavalo mecânico do Brasil equipado com um eixo de tração elétrico. O extrapesado conceito, foi uma das principais atrações da marca na 24ª edição da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina. 


Resultado de uma importante parceria com a Suspensys, o VW Meteor Hybrid conta com um sistema de tração inteligente composto por um eixo auxiliar elétrico tecnologia embarcada para gerenciar o uso de cada trem de força de forma automática, de acordo com a rota e a disponibilidade de bateria, antecipando até mesmo topografias à frente na estrada. 

Ao transformar o cavalo mecânico em 6x4, uma vez que o terceiro eixo se torna trativo, a tecnologia é capaz de proporcionar mais torque em aclives e/ou maior força durante as partidas, especialmente durante o tracionamento de semirreboques carregados. Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças aos 35% de força trativa adicional nas rodas.


Do ponto de vista ambiental, o Meteor Hybrid também se destaca pela possibilidade de de proporcionar uma redução de até 10% o consumo de diesel, dependendo da topografia de operação. Isso reflete diretamente nas emissões de CO2e, o que corresponde a mais de 25 toneladas que deixam de ser emitidas por ano. Este percentual ainda pode chegar a 90% quando abastecido com HVO (óleo vegetal hidrotratado), também conhecido como diesel verde.


A economia  também é assegurada pela possibilidade de suspensão do eixo auxiliar, reduzindo assim o desgaste de pneus. O custo operacional também é reduzido com a menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios. Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.


Para elevar ainda mais os ganhos ambientais e de eficiência, o Meteor Hybrid traz consigo ainda um pacote aerodinâmico composto por um sofisticado conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e chassi, incorporando também extensores para considerar o pack de baterias, para assegurar a maior aerodinâmica, juntamente com uma proteção de borracha em toda a parte inferior. Já as calotas contam com um design especial para diminuir o arraste.


A lista de atributos do inovador extrapesado Volkswagen ainda é complementada pela presença de um moderno sistema de câmeras e monitores que substituem os tradicionais espelhos retrovisores e eliminando pontos cegos e permitindo melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos, além de colaborar com um menor coeficiente de arrasto aerodinâmico. 

Em fase de desenvolvimento e testes operacionais, o VW Meteor Hybrid ainda não tem uma data oficial para começar a ser comercializados no país.

Eixo elétrico Suspensys
Divulgação


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA